terça-feira, 13 de maio de 2014

AIDS Felina?

Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV)

Projeto Miguelzinho
   O Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) pertence a mesma subfamília do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da AIDS, porém é espécie-específica, ou seja, infecta apenas felinos. E desde então várias pesquisas estão sendo feitas, devido a similaridade do FIV com o HIV.
   Os meios de transmissão são através de mordeduras, transfusão de sangue, da mãe para o filhote (caso ela se infecte durante a gestação), através da amamentação e da saliva do animal.
   Como suspeitar que o gato está infectado? Não existe um sintoma específico, o que vai chamar a atenção são sintomas de baixa imunidade. O diagnóstico é feito através de exame de sangue, para confirmar a presença de anticorpos contra o FIV na corrente sanguínea. Atualmente no Brasil, só temos disponível o teste ELISA. É importante frisar, que uma vez soropositivo, o gato torna-se importante fonte de infecção para outros gatos, sendo ideal testar todos os animais da casa e manter os soropositivos isolados dos soronegativos.
   Outras medidas são castrar o animal e evitar que ele tenha acesso a rua, além de rigorosos cuidados e visitas constantes ao veterinário.
   E assim como o HIV, o FIV não tem cura. Porém pesquisas e testes têm sido feitos.
   Caso seu gato seja soropositivo, não o abandone ou o mau trate. E sim, ame-o mais. Da mesma forma que faria por um ser humano.

LEI DE PROTEÇÃO ANIMAL

Maus-tratos é crime e está previsto na lei de crimes ambientais, número 9605/98 Art. 32. A pena pode variar de três meses a um ano. A punição pode ser aumentada de 1/6 a 1/3 em caso da morte do animal.

   No Rio de Janeiro, há um projeto chamado, Projeto Miguelzinho, que recebe gatos abandonados que apresentam paraplegia (por maus tratos, atropelamento e doença), FIV positivo, FeLV (Leucemia Felina).

Para mais informações sobre o Projeto Miguelzinho veja os links a seguir (há gatinhos precisando de ajuda):

https://www.facebook.com/s2Miguelzinho/info
http://s2miguelzinho.iluria.com/
https://www.youtube.com/watch?v=k0wsRkK6xps&list=UUEq19675KJXfZ5kdOubyPYw
Projeto Miguelzinho
Projeto Miguelzinho

Por: Jonathan


                                  

4 comentários:

  1. Poucas pessoas sabem dos perigos que seus gatos correm ao deixá-los com acesso livre à rua, a Fiv+ e FeLV são uns deles, tenho dois gatos e várias amigas gateiras, todas nós conhecemos essas doenças e praticamos a posse responsável e indoor, (gatos criados somente dentro de casa), asim conseguimos dar uma vida longa e saudável para os nosso bichanos!! Adorei o post e estou curtindo muito o blog. Até agora foi falado sobre assuntos que muito me interessam, animais e mãos/unhas/esmaltes. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então continue atenta, que em breve, terá muito mais informações legais sobre seus assuntos favoritos. Obrigado.

      Excluir
  2. Muito interessante a matéria. Sou muito cuidadosa com o meu Fufi, nunca deixo ele sair de casa e nem pretendo, pois contato com gatos de rua é muito arriscado, passa doença fácil. O meu só sai para ir na veterinária e só rsrsrs.
    Bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, por cuidar bem do seu "Fufi" (gostamos do nome). Continue assim, cuidando dele e olhando nosso blog. Abraços e obrigado.

      Excluir